Imagem representando UI e UX Design

A importância do Design no Marketing na atualidade

Na atualidade, uma boa estratégia de marketing digital envolve uma entrega de alto valor de seu produto ou serviço. E seu produto ou serviço encontra-se em um ecossistema digital, como o site, o seu app ou loja virtual e as redes sociais que expandem a presença da marca. Posto isso, o papel do design na entrega de alto valor do seu serviço, nos dias de hoje, consiste no estudo e construção da experiência do usuário (UX – User Experience) e também da interface na qual ele irá interagir com sua marca e o que ela oferece (UI – User Interface).

Como a primeira disciplina lida basicamente com a arquitetura da informação e pesquisa sobre a interação do usuário e a segunda trata dos elementos gráficos (paleta de cores, tipografia, layout etc) e da identidade visual da sua marca como um todo, esses dois lados da mesma moeda do design irão sempre nortear as ações de marketing digital do seu negócio, uma vez que um bom produto ou serviço só podem vender no site ou app se esses sistemas estiverem fundamentados em pesquisa sobre acessibilidade, usabilidade e na funcionalidade do design, ao invés de preferências e opiniões estéticas.

Um ponto de convergência fortíssimo das duas disciplinas trata sobre quão rápido o produto digital (site, app, etc.) performa, pois um produto rápido exige um trabalho qualificado nessas duas grandes frentes do design da web e aqui se encontra uma das principais chaves da importância do design para o marketing digital: sem alta performance do site, sem análise constante e minuciosa das métricas dessa performance, o usuário tende a desistir da navegação e de realizar uma ação que daria retorno financeiro ao seu negócio digital, como por exemplo uma compra na loja virtual ou mesmo uma navegação que gera rentabilidade (“monetização”). É aqui que o bom desempenho do site ou app em ferramentas como o Page Speed Insights do Google dependerá direta e fortemente da qualidade de desenvolvimento de UX e de UI da equipe. As diretrizes de qualidade de UX, principalmente, influenciam de maneira definitiva os times de desenvolvimento de backend e frontend de uma empresa a gerarem resultados que performam cada vez melhor em tais ferramentas de mensuração de desempenho.

Além de todos esses pontos tratados, a qualidade da já mencionada identidade da marca ao longo prazo terá correlação muito significativa com a qualidade das ações e estratégias de marketing digital. É importante ressaltar que essa identidade desenhada não se traduz apenas em elementos visuais ao longo do tempo. A identidade desenhada se correlaciona também ao longo do tempo com um tom de discurso da marca, um determinado público alvo e com os três pilares da empresa – missão, visão e valores -, não somente os pilares declarados formalmente pela organização, como também os percebidos pelo público alvo e consumidores. Cabe ao estudioso e estrategista de marketing digital apreender a todo o tempo os nexos dinâmicos entre a identidade da marca e o valor de mercado da empresa, que se retroalimentam.

Não existe dúvida quanto ao valor de mercado da empresa cuja resposta não possa ser encontrada na marca consolidada ao longo do tempo e vice-versa. Nesse cenário, deve o profissional de marketing digital fazer o seu melhor, conforme sua bagagem.